terça-feira, 13 de agosto de 2013

Comer, beber...

Quando estive no Porto em 2012, pareceu-me que aumentou bastante o número de turistas que visitam a cidade.  Pesquisei um pouco e vi que, nos últimos anos, aumentou o número de passageiros no aeroporto e no porto do Porto, a oferta de hotéis e o número de visitantes à cidade e ao Norte. Os ingleses lideram esse ranking, seguidos de alemães, espanhóis (que têm diminuído a frequência, apesar da proximidade) e franceses. O Brasil é o sexto país, em número de diárias em hotéis.

Na práctica, notei um movimento bem maior na cidade, um número considerável de novos restaurantes, bares e lojas. Gostei muito dessa nova movimentação, fiquei impressionado com a quantidade de gente nas ruas, tanto durante o dia quanto à noite. Até 2009, quando lá morava, era bem menor o número de opções. Fiquei feliz em constatar isso, pois as notícias que chegam ao Brasil são sempre sobre a crise e pude ver que o Porto continua alegre, cheio de opções e muito receptivo.

Enfim, digo tudo isto para citar aqui alguns lugares antes desconhecidos, pelos quais passei e gostei muito, todos ali pela Baixa.

O vinho que leva o nome do Porto é fácil de encontrar por estas bandas, mas faltava uma casa como a Champanheria da Baixa, até para valorizar os produtos nacionais. Naturalmente, vais encontrar champagnes (Ruinart, Roederer, etc), bem como cavas, mas esse é um óptimo sítio para relaxares e provar espumantes portugueses. Foi lá que conheci o "Terras do Demo", produzido pela Adega Cooperativa de Távora, na região de Távora-Varosa (entre o Douro e o Dão). Gostei demais, acompanhado por ostras. Também encontras o 3B, de Filipa Pato, região vinícola da Bairrada. Os garçons ou o escanção poderão ajudá-lo a escolher a comida que melhor casa com as bebidas. No meu caso, o que seria apenas uma "paradinha para conhecer o lugar" transformou-se numa prova geral de drinques com champas, tapas, comidinhas, espumantes tugas e jantar (há comida em pequenas porções - comi uma massa). Só não deu tempo de provar as sangrias e os doces, nesta espécie de tasca com um ambiente um pouco mais requintado, mas sem excessos. Boa medida, com preços como devem ser (flutes a partir de 2,5€). Foi inaugurado no início de 2012 e já agora caiu no gosto do SucaTrips.

De segunda a quinta, está aberta das 12h às 0h30. Sextas e sábados, das 12h às 2h30. Fica a 200m do metro (Aliados), na esquina das ruas da Conceição e da Picaria.


Ao me encontrar com a Champanheria, eu estava a caminho do Café Candelabro, que fica mesmo ao lado e abriu as portas quando saí do Porto - dezembro/2009. Em conjunto com as bolhas do vizinho, veio dar vida e informalidade a este recanto da Invicta - o simpático Largo Mompilher. O Candelabro funciona em uma loja que está na ativa desde o início do século passado. Já vendeu ração para cavalos. A partir de 1952 deu lugar a um antiquário que depois tornou-se uma livraria alfarrabista com espaçosa montra e hoje é café-bar-livraria, com muitos títulos da área de cinema e fotografia, para consulta ou à venda. Os donos fizeram muito bem em manter todas as características originais do imóvel, o mosaico do piso, os vitrais, alguns móveis. A luz relaxante completa o clima. Bom para um café à tarde, acompanhado por tostas mistas, torradas ou bolo. Melhor ainda para um portinho simples (baratíssimo) ou uma cerveja nocturna, a conversar com amigos e escutar boa música (entenda-se isto por Tom Waits, Velvet Underground, por aí). O preço baixo é outra característica, mas são poucas as opções, caso a fome venha.
De segunda a sábado, das 13h às 02h.

Lembrei agora que, ali na Rua da Conceição, número 27/29, fica a TimTim por TimTim, uma loja que pode atraí-lo, caso sejas fã de banda desenhada (revista em quadrinhos, para os brazucas). São milhares de títulos, álbuns, revistas novas e antigas, portuguesas e estrangeiras. Tudo sobre o mundo da BD. Mas essa eu já conhecia, é do tio de um amigo do Porto.

De volta...

Uma agradável descoberta foi um prédio de 3 andares, nas minhas andanças no centro histórico, naquelas ruas por trás do CPF (Centro Português de Fotografia - leia mais aqui). Lá funciona a Porto com Arte, uma loja 100% portuguesa, onde tens grande chance de comprar uma bela lembrança, um souvenir que sai do convencional.  Inaugurada em 2012, a Degustaria mostra o que é genuinamente português, com petiscos e a companhia de bons vinhos, muitos ainda conhecidos apenas regionalmente. No último andar há uma bar de vinhos, onde tive uma óptima experiência, ao ser guiado pelo barman (ou "wineman", nesse caso) a um belo passeio gastronómico pelo Douro e Minho. Mostrou-me um belo Alvarinho (comprei a garrafa - 5€) e um excelente tinto duriense, da Régua, que tinha sido premiado localmente. Os vinhos podem ser degustados a copos, o que é uma mais-valia. E, claro, acompanhados por queijos, bacalhau com grãos e enchidos (o paio com vinho tinto, o "petisco do dia", estava perfeito). Eles oferecem um menu de almoço com óptimo preço.

Janela do winebar

Fica no Largo Lóios, 8. Está aberto entre Segunda e Sáb, das 9:00 às 2:00