sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Porto - A Invicta

Wikipedia - É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta, ao longo dos séculos e graças a feitos valorosos dos seus habitantes, ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal (filha do nosso D. Pedro I).

A origem da cidade é datada de oito séculos A.C (Idade do Bronze). Durante a ocupação romana já havia edifícios de porte e a cidade controlava uma rede viária importante, que ia de Lisboa à Braga.
-->
Os habitantes do Porto são conhecidos em Portugal como “tripeiros”, por causa de um destes tais feitos valorosos. Em 1415 a população apoiou a organização de uma armada que de lá saiu para a conquista de Ceuta (Marrocos), provendo toda a carne disponível para os guerreiros. No Porto ficaram somente as tripas, o que os levou a criar as “Tripas à Moda do Porto” - a nossa Dobradinha. Então é essa a primeira dica. Gostas de dobradinha? Prova a original :)... Inúmeros restaurantes as oferecem, mas não em todos os dias. Em tempo: a Estação Ferroviária de São Bento, na Baixa do Porto, tem um belíssimo painel de azulezos da tal batalha e é um ponto a ser visitado na cidade. O interior é revestido com 20.000 azulejos, que ilustram a conquista de Ceuta e outras passagens históricas.

Rabelos no Douro
Só mais uma cena histórica: quando D. Pedro I foi espanado do Brasil  enfrentou o irmão, D. Miguel, que queria tascar o trono português na marra, após a morte de D. João VI. D. Pedro foi para os Açores, recebeu apoio dos liberalistas e montou um exército para garantir a coroação de sua filha, já citada acima. Desembarcou ao Norte do Porto em 1832 e ali montou a base para combater o exército do irmão, líder dos absolutistas. O Cerco do Porto durou cerca de um ano e meio e não vou detalhá-lo aqui, mas a lealdade dos tripeiros foi a razão pela qual D. Pedro I, que sempre esteve na Igreja da Lapa nos domingos deste período, ofereceu seu coração ao Porto. Literalmente, pois o coração do Imperador brazuca está hoje na Igreja da Lapa, em uma urna de cristal. Está conservado em formol e a cada 10 anos o seu estado era observado, mas devido a um fenómeno fotoquímico o coração não parava de crescer e foi encerrado para sempre por trás de uma das paredes da igreja. Foi ele, o Rei D. Pedro IV, quem a descreveu como a "muito nobre, invicta e sempre leal" cidade do Porto. 

Alguns números sobre a cidade:
. O Porto é a capital do Distrito do Porto.
. Área: 41,66 Km²
. População: 210.558 habitantes em 2009, com tendência de diminuição. Em 2002 eram 263.131 e em 2005 eram 233.465.
. População da área metropolitana do Porto: cerca de 1.400.000 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário